Pneus inteligentes equipados com internet 5G poderão aumentar o desempenho do seu carro

A internet 5G vem se tornando cada vez mais importante nesta nova fase das telecomunicações. Isso porque, ela poderá mudar a rotina de todo o mundo, tornando-se a chamada Internet das Coisas (IoT), na qual será possível se conectar com qualquer objeto da rede mundial dos computadores.

E nos carros, essa tecnologia vai permitir que os dispositivos de condução autônoma funcionem com uma maior satisfação, por meio da transmissão de dados de forma limpa e rápida.

Pneus inteligentes equipados com internet 5G poderão aumentar o desempenho do seu carro

Imagem: Divulgação/Pirelli

Prova disso, é que no segmento de pneus, a empresa Cyber Tyre já tem projetos avançados que tiram proveito da nova tecnologia. O 5G é usado nas rodas para se comunicar com o carro e com outros elementos ao redor.

Um exemplo da nova utilidade, o veículo equipado com o Cyber Tyre será imediatamente avisado no sistema de controle do carro, como o ESP, mas também enviará um alerta aos veículos próximos do local. Portanto, o 5G levará uma comunicação para veículos distintos tanto quanto a objetos.

Os Cyber Tyres tem o módulo instalado direto na borracha, diferente dos sensores tradicionais situados no aro, oferecendo uma precisão maior.

Além disso, a tecnologia Pirelli também é compatível com carros inteligentes, permitindo que o veículo receba informações personalizadas, como desgastes, temperaturas, calibragem e risco de aplainagem.

A Pirelli é a tecnologia mais simples de todas, diferente da Cyber Tyres que é preciso de uma alta tecnologia 5G, que ainda está engatinhando pelo mundo inteiro.

Com ela, em breve rodovias serão conectadas à internet conforme seu grau de conectividade, para o seu pneu se conectar com a tecnologia e seja capaz de dirigir com máxima autonomia.

Para saber mais sobre o mundo da borracha e suas novas tecnologias, continue nos acompanhando no blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *