Pneus inteligentes da Goodyear equipam caminhões autônomos

Em uma parceria inédita com a Goodyear, a Gatik, uma empresa líder em transporte autônomo de médias distâncias, gradualmente está equipando sua frota com a tecnologia Goodyear SightLine, por meio dos pneus inteligentes Goodyear Endurance RSA.

Ao mesmo tempo, na última terça-feira, 09 de janeiro, a Goodyear anunciou a integração bem sucedida do software de controle de movimento do veículo em colaboração e as tecnologias de inteligência de pneus. O trabalho foi feito em parceria com a ZF, uma empresa de tecnologia industrial e fornecedora de sistemas de veículos.

Foto: Divulgação/Gatik

O que é a tecnologia Goodyear SightLine

Falando um pouco sobre a tecnologia Goodyear SightLine, foram realizados na estradas norte-americanas muitos testes extensivos com uma variedade de cenários de direção do mundo real. Dentre eles, podemos citar os de resistência ao rolamento, curvas e rigidez de frenagem precisas e carga do pneu.

Dessa forma, a Gatik consegue aprimorar ainda mais os controladores de veículos autônomos e se adaptar a diferentes condições de estradas. Isso inclui, por exemplo, a carga útil ou a massa de um caminhão, que varia conforme a entrega.

De acordo com Gautam Narang, CEO e co-fundador da Gatik, “os dados derivados da tecnologia inteligente do pneu não apenas aprimoram a segurança e a previsibilidade de nossos veículos autônomos. [Eles] também nos permitem manter altos níveis de eficiência, confiabilidade e tempo de entrega em toda a nossa operação”.

Quais os próximos passos

Nos próximos meses, a Gatik pretende implementar a tecnologia SightLine na maior parte da frota de caminhões de caixa Classe 3-7 nos EUA e Canadá. Dessa forma, será possibilitado um melhor planejamento estratégico para seus clientes, como Tyson Foods, Kroger e a cadeia de supermercados Loblaws.

“A Gatik está revolucionando o espaço da tecnologia autônoma. Ao fornecer insights em tempo real por meio de dados inteligentes do pneu, podemos apoiar o sistema de direção autônoma da Gatik para se tornar ainda mais seguro, confiável e eficiente”, diz Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear.

Continue ligado aqui no blog da Rubberline e fique por dentro de mais atualizações sobre o universo da borracha em diferentes partes do mundo!

Com informações do Olhar Digital.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *