Pneus de garrafa PET são vendidos pela Continental na Europa

A Continental, uma empresa de autopeças originária da Alemanha, recebeu da revista TTI (Technology International) o título de Melhor Fabricante de Pneus de 2022 por conta da usabilidade da tecnologia ContiRe.Tex.

Na premiação, ocorrida em 13 de junho, cerca de 20 jornalistas estavam presentes, além de especialistas do segmento automotivo.

Graças a esse título, os pneus de garrafa PET reciclados passaram a estar disponíveis para toda a população da Europa interessada em adquiri-los.

Pneus de garrafa PET são vendidos pela Continental na Europa

Pneu GreenConcept utiliza 17% de materiais reciclados, incluindo garrafas PET (Divulgação/Continental)

Benefícios proporcionados por essa tecnologia inovadora de fabricação de pneus

Dentre todas as vantagens oferecidas pelos pneus de garrafa PET, o destaque maior vai para sua estruturação. Isso porque, durante o processo a Continental faz uso dos fios de poliéster de alta performance obtidos a partir de garrafas de plástico.

Além disso, em termos de sustentabilidade, durante o processo de produção nenhum componente químico intermediário é utilizado, contribuindo por algo ecologicamente correto, sem deixar de lado a eficiência.

De acordo com a Continental, em torno de 40 garrafas recicladas são utilizadas durante a fabricação de um pneu.

E no caso dos fios de poliéster usados no processo, eles possuem cordões têxteis capazes de absorver as forças da pressão interna do composto. Assim, os pneus se mostram confiáveis e permanecem dimensionalmente estáveis em temperaturas elevadas e sob carga alta.

Sobre o modelo GreenConcept

Além da tecnologia ContiRe.Tex, mostrada no início deste conteúdo, a Continental desenvolveu em paralelo o modelo GreenConcept, apresentado pela primeira vez no IAA Mobility de 2021.

Nele, além do uso de 35% de materiais renováveis, como borracha de dentes-de-leão, resinas e óleos vegetais, é empregado 17% de materiais reciclados, como aço recuperado e garrafas PET, na carcaça do composto. Segundo a Continental, ele pode substituir o poliéster convencional no futuro.

Hoje, a empresa alemã oferece três modelos de pneus feitos a partir de garrafas PET recicladas, são eles:

  1. PremiumContact 6;
  2. EcoContact 6;
  3. AllSeasonContact.

Os compostos com a tecnologia possuem o logotipo “CRM” (sigla para “contém material reciclado”, em inglês) nas laterais.

Gostou deste conteúdo? Então continue ligado aqui no blog da Rubberline e fique por dentro de todas as novidades e atualizações envolvendo a indústria de pneus e o segmento da borracha no Brasil e no mundo!

Com informações do Olhar Digital.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *