UPM/Nokian Tyres fazem parceria para desenvolver pneu conceitual com preenchimentos funcionais renováveis

Nokian Tyres, uma das principais desenvolvedoras e fabricantes de pneus premium, e a UPM, especialista líder em produção de biomateriais, estão se associando para aumentar ainda mais a sustentabilidade na indústria de pneus, introduzindo o primeiro pneu conceitual feito com um novo material renovável com potencial para substituir uma parte significativa do negro de fumo atualmente utilizado na produção de pneus.

O material inovador, chamado UPM BioMotion™ RFF, é uma promissora alternativa totalmente renovável à base de lignina em comparação ao negro de fumo tradicional, reduzindo a necessidade de materiais fósseis e diminuindo as emissões de carbono na fabricação de pneus.

Foto: Divulgação/Nokian Tyres

Nokian Tyres tem se dedicado há muito tempo à inovação deste material e registrou uma patente para sua aplicação em pneus. Agora, a empresa está licenciando sua patente para a UPM, permitindo que esta forneça o material bruto para a indústria de pneus. A UPM vai produzir o material em sua bio-refinaria de bioquímicos em Leuna, Alemanha, que em breve estará pronta.

“A nossa parceria com a Nokian Tyres marca a emocionante entrada dos nossos Preenchedores Funcionais Renováveis nos mercados globais de pneus. Ao demonstrarmos com sucesso seu valor de aplicação, estamos estabelecendo as bases para a expansão do nosso negócio de bio-refinaria, para que possamos contribuir significativamente para a transformação sustentável do setor de mobilidade e além”, diz Michael Duetsch, Vice-Presidente de Bioquímicos da UPM.

Nokian Tyres Green Step Ligna – o primeiro pneu conceitual feito com matéria-prima de lignina totalmente renovável UPM BioMotion™ RFF

O pneu conceitual Nokian Tyres Green Step Ligna é o primeiro pneu fabricado com UPM BioMotion™ RFF, um material bruto de lignina totalmente renovável à base de madeira produzido pela UPM. No pneu conceitual, todo o negro de fumo fóssil nas laterais do pneu é substituído pelo novo material bruto.

“Com o pneu conceitual, demonstramos a usabilidade deste novo e inovador material bruto em pneus. Nosso pneu conceitual representa um salto em direção ao uso de materiais renováveis não apenas para nós, mas para toda a indústria de pneus. Ao prototipar este material renovável em nossos pneus, esperamos estabelecer novos padrões de responsabilidade ambiental”, afirma Teemu Soini, VP de Inovações e Desenvolvimento da Nokian Tyres.

O primeiro pneu conceitual da Nokian Tyres contendo UPM BioMotion™ RFF será exibido na conferência da indústria de borracha alemã DKT 2024 em Nuremberg, Alemanha, de 1 a 4 de julho, no estande da UPM, número 527 no Hall 9.

Características superiores ao negro de fumo

“Estamos constantemente trabalhando em inovações que nos aproximam de nosso objetivo de aumentar para 50% a participação de materiais crus reciclados ou renováveis em pneus até 2030. Desde 2022, parte do negro de fumo utilizado pela Nokian Tyres tem sido de materiais reciclados. Vemos a lignina como uma promissora alternativa renovável ao negro de fumo tradicional e, no futuro, esperamos que materiais de preenchimento renováveis à base de lignina encontrem seu caminho para os pneus, complementando uma parcela crescente de conteúdo reciclado”, explica Teemu Soini.

Atualmente, o negro de fumo é utilizado como um preenchimento reforçador em pneus, melhorando propriedades como resistência e elasticidade. De acordo com testes laboratoriais iniciais, o UPM BioMotion™ RFF possui características superiores ao negro de fumo tradicional. Substituir uma parte significativa do negro de fumo atualmente usado em pneus pelo novo material de preenchimento renovável oferece um grande potencial para pneus mais sustentáveis, já que os preenchimentos representam aproximadamente 30% dos materiais crus de um pneu.

A UPM fornecerá inicialmente o UPM BioMotion™ RFF para a Nokian Tyres para prototipagem. Isso inclui testes rigorosos para utilizar o novo material na produção. A Nokian Tyres está avaliando cuidadosamente o desempenho, segurança e impacto ambiental do material em comparação com o negro de fumo tradicional.

Fonte: Nokian Tyres

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