Pirelli e BMW juntam-se para salvar seringueiras indonésias

Empresas estão se unindo cada vez mais a fim de favorecer a produção de borracha natural sustentável e livre de desmatamento a longo prazo na Indonésia.

Dois grupos, a  Pirelli e o Grupo BMW, fazem parceria com a BirdLife International, em um projeto de três anos.

No caso, ela é uma ONG conservadora da biodiversidade global, dos pássaros e seus habitats, que será apoiada por dois parceiros em ações beneficentes à conservação do ecossistema natural e a proteção de espécies animais ameaçadas de extinção nas florestas da Indonésia.

Pirelli e BMW juntam-se para salvar seringueiras indonésias

Pirelli e BMW juntam-se para salvar seringueiras indonésias. Imagem: Getty Images

O projeto é realizado por várias organizações coordenadas pelo consórcio local PT Restorasi Ekosistem Indonesia (PT Reki). Na Indonésia, a principal fonte de renda da população local é com o cultivo da borracha natural.

Ao todo, o projeto abriga cerca de 1.350 espécies diferentes de animais e contará com novas iniciativas com o propósito de melhorar a qualidade de vida da comunidade indigena.

Tudo isso com o intuito de proteger os direitos dos agricultores e promovendo os direitos das mulheres, conservando uma área livre de desmatamento de 2.700 hectares e protegendo várias espécies ameaçadas de extinção.

Portanto, o projeto é de múltiplas partes interessadas no desenvolvimento sustentável do negócio de borracha natural, onde a Pirelli e o Grupo BMW e BirdLife International são membros fundadores.

A parceria entre o Grupo BMW e a Pirelli andam em um caminho conjunto para a borracha natural sustentável.

Sendo assim, a Pirelli desenvolveu e produziu o primeiro pneu do mundo, com certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC), equipado no novo BMW X5 Plug-in-Hybrid, que por sua vez a BMW é o primeiro carro do mundo com pneus com esta certificação.

Mas, quais são suas principais atividades?

No programa a ser realizado pelas empresas é previsto o envolvimento de várias partes interessadas: comunidades locais, agências governamentais e toda a cadeia de valor da borracha natural, incluindo diversas atividades com a duração de três anos. Confira!

  • Boas práticas agrícolas (GAP): curso de treinamento sobre boas práticas de cultivo e manejo de plantações, produtividade e melhoria das condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores;
  • Empoderamento feminino: oficinas de desenvolvimento de habilidades com o objetivo de ocupar novos papéis em potenciais, atividades ligadas ao manejo sustentável da borracha natural e a proteção das florestas para mulheres;
  • Proteção florestal: fiscalização e monitoramento direto da área florestal, usando drones, tecnologias de controle por satélite e guardas;
  • Cuidado e proteção dos animais: monitoramento das espécies animais de maior risco com o envolvimento das comunidades locais em papéis ativos de proteção da floresta e da biodiversidade,
  • Rastreabilidade e uso de borracha natural sustentável: cooperativa de produtores de borracha natural a fim de facilitar o fornecimento direto da borracha natural das comunidades nas usinas da região e introdução de documentos de rastreio da borracha do plantio até o processador.

“Como um fabricante premium, o objetivo é liderar o caminho da sustentabilidade e assumir ativamente a responsabilidade em nossas cadeias de suprimentos. Na luta contra as mudanças climáticas, estamos implementando medidas direcionadas de apoio à conservação da biodiversidade e da floresta tropical”, afirma Andreas Wendt, membro do Conselho da BMW AG à Rede de Compras e Fornecedores.

Patricia Zurita, CEO da BirdLife International, por sua vez, comenta que “a BirdLife trabalha além das espécies e locais para abordar as causas sistêmicas da biodiversidade e da crise climática e promover um mundo positivo à natureza é neutro em carbono. É por isso que nos juntamos ao GPSNR e saudamos esta colaboração com a Pirelli e a BMW a fim de incorporar práticas de proteção à natureza na cadeia de valor da borracha.”

Para saber mais continue nos acompanhando no blog!

 

Com informações da Revista Borracha Atual

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *