Neste ano, indústria da borracha espera crescer 18%

A indústria mineira de artefatos de borracha cresceu 10% em 2020. Com a produção retomada na pandemia, esse índice pode chegar a 18%  apenas neste ano. As informações são do presidente da SinborMinas (Elastômeros no Estado de Minas Gerais) e do Sindicato das Indústrias de Artefatos e Beneficiamento de Borracha.

Com a reabertura gradual do comércio, o mercado está ficando mais otimista com o crescimento da indústria automobilística e do setor de mineração. Na expectativa que o segmento cresça mais 8%, somando uma expansão de cerca de 18% em 2021.

Imagem: Reprodução

Com o mercado sem mão de boa, sobram vagas

A indústria passa por um momento de expansão, mas está acontecendo um problema muito incomum, a falta de mão de obra qualificada a fim de preencher as vagas do setor.

Atualmente, há cerca de 14 mil empregos diretos gerados, nas indústrias deste segmento em Minas Gerais, por conta deste problema. Conforme as informações do presidente do SinborMinas, várias empresas não estão conseguindo ocupar os cargos oferecidos.

Isso acontece porque muitos dos candidatos não preenchem os requisitos para atender o perfil desejado por este segmento de produção industrial.

Uma outra preocupação é o aumento dos preços, como podemos ver  abaixo.

O aumento da matéria-prima

De acordo com Roland Maria Goblirsch von Urban, presidente da SinborMinas, uma situação bem preocupante na indústria da produtora de artefatos é o aumento do valor da  matéria-prima.

“O preço do aço aumentou 70%. Alguns insumos necessários à nossa produção como a borracha natural, os produtos ligados ao petróleo e as substâncias químicas aumentaram cerca de 40%”, disse o presidente.

Uma das principais causas dos aumentos é o fato do Brasil ter diminuído a fabricação no território nacional, reduzindo a produção das árvores seringueiras, item essencial na  produção da borracha.

Como a Rubberline pode contribuir para o crescimento da indústria da borracha?

A Rubberline tem como objetivo atender as necessidades das empresas do segmento de borracha, ajudando-as através da realização de treinamentos, palestras, cursos e suporte técnico durante todo o processo produtivo.

Contamos com uma equipe totalmente qualificada e uma ampla experiência em processos de misturas.

Além disso, temos  um serviço especializado no segmento de transformação de borracha, cursos, treinamentos, consultoria e palestras técnicas.

Deseja saber mais informações? Então entre em contato com a nossa equipe!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *