Meio ambiente: Michelin ampliará sua reserva ecológica em 30%

A Michelin apoia uma iniciativa da criação da Reserva Ecológica Michelin, no sul da Bahia, cujo objetivo é restaurar e proteger a biodiversidade da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.

Agora, em 2022, a instituição Michelin transferiu para a região mais de 800 hectares de seringais de plantação local, representando um aumento de quase 30% aos 3 mil hectares destinados à conservação do meio ambiente.

Desde a criação do projeto, já foram plantadas mais de 108 mil árvores de 275 espécies, sendo 20 novas espécies da fauna e flora que foram descobertas. E no centro de Estudos da Biodiversidades, já estão concluídas 112 pesquisas, 12 seguem em andamento e 125 artigos científicos foram publicados.

Meio ambiente: Michelin ampliará sua reserva ecológica em 30%

Imagem: Divulgação/Michelin

Atualmente, com um novo espaço de plantio de mais de 40 mil árvores de floresta tropical, será possível expandir as populações de árvores raras de madeira e enriquecer a flora para que sustentem a população de animais das florestas nos próximos anos.

Com as novas pesquisas, é mostrado que muitas espécies poderão viver neste novo habitat, como os macacos-prego-de-peito-amarelo, os mutum-de-bico-vermelho, pumas, caitetus e outras espécies.

“Muitas ações de conservação são necessárias para salvar florestas e a Reserva Ecológica Michelin faz parte desse esforço global. Devido às ameaças contínuas do desmatamento, da degradação, da fragmentação e da caça ilegal, ela desempenha um papel fundamental na preservação da biodiversidade em uma das florestas tropicais mais ricas do planeta”, afirma Kevin Flesher, diretor da Reserva Ecológica Michelin.

Sobre a Reserva Ecológica Michelin

A Reserva Ecológica Michelin faz parte de um dos maiores programas de desenvolvimento sustentável da empresa no mundo. Inclusive, nos municípios de Igrapiúna e Ituberá, o objetivo é focar no equilíbrio entre o respeito ao meio ambiente sem deixar de lado o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Além disso, é viabilizada a produção e a comercialização da borracha natural de maneira responsável e duradoura. Isso contribui no cultivo de seringueira e no aumento da produção de cacau e banana, atuando na proteção e restauração da Mata Atlântica, por meio da Reserva, e sua realização na criação do Parque da Cachoeira da Pancada Grande.

A Michelin, com os seus projetos é é líder do segmento de pneus, e o principal, de forma sustentável, além de criar e distribuir pneus, serviços e soluções de acordo com as necessidades de cada local.

Além disso, ao todo, fornece mapas e guias, serviços digitais para ajudá-los a tornar suas viagens com a melhor experiência. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a empresa está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas em todo o mundo e dispõe de 71 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 170 milhões de pneus no ano de 2020.

Para saber mais, continue acompanhando os nossos conteúdos!

Fonte: Agência Envolverde

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *