Goodyear desenvolve fonte de borracha natural a partir de dente-de-leão

A Goodyear Tire & Rubber Company anunciou o desenvolvimento de uma fonte doméstica de borracha natural extraída por meio de uma espécie de dente-de-leão. Isso porque, tal matéria-prima tende a apresentar inúmeros benefícios em relação às seringueiras usadas em demasia em todo o mundo.

Para isso, irá trabalhar em parceria com a norte-americana Farmed Materials e receberá o apoio do DoD (Departamento de Defesa dos EUA), da BioMADE e do AFRL (Laboratório de Pesquisa da Força Aérea) em um programa multianual e multimilionário.

Goodyear desenvolve fonte de borracha natural a partir de dente-de-leão

Imagem: Pixabay

Uma alternativa valiosa às tradicionais seringueiras

Diante de mais de 2.500 espécies de plantas analisadas pelo programa, algumas poucas possuem propriedades adequadas para uso em pneus. No destaque, está a TK (Taraxacum kok-saghyz), uma espécie de dente-de-leão que provou ser uma alternativa às seringueiras usadas em 90% das extrações de látex atuais.

O teste com a TK ocorre em um momento em que a demanda por borracha natural vem crescendo no mundo inteiro, principalmente na produção de pneus.

“Este é um momento crítico para desenvolver uma fonte doméstica de borracha natural, que pode ajudar a mitigar os futuros desafios da cadeia de suprimentos.”, afirma Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear.

Os benefícios de extrair borracha natural do dente-de-leão

A extração da borracha natural por meio do dente-de-leão é sinônimo de inúmeros benefícios para esse segmento da indústria, principalmente no que diz respeito ao tempo total de produção do látex.

Enquanto nas seringueiras tradicionais o tempo pode chegar a até sete anos, nos dentes-de-leão (TK), a colheita pode ser feita a cada seis meses.

Inclusive, este é o principal motivo pelo qual se os testes adicionais forem promissores, a Goodyear vê potencial de aplicação da borracha TK em todas as cadeias de fabricação de pneus.

Além disso, os dentes-de-leão apresentam grande resistência, permitindo seu crescimento em regiões cujos climas são mais temperados no planeta.

E quanto ao futuro?

Diante de todos os benefícios apresentados com relação à extração da borracha a partir do dente-de-leão, a colaboração do DoD, da BioMADE e do AFRL só fará a parceria da Goodyear com a Farmed Materials colher bons frutos ainda neste ano.

Para isso, a comercialização de TK será acelerada a partir da primavera de 2022 com o plantio e colheita de sementes de TK em Ohio (EUA).

Assim, a borracha natural produzida será usada na produção de pneus de aeronaves militares construídas e testadas sob rigorosas aplicações pela Goodyear em cooperação com a AFRL na Base Aérea de Wright-Patterson em Dayton.

Gostou deste conteúdo? Então continue ligado em nosso blog e fique por dentro de mais informações sobre a modernização e funcionamento da indústria da borracha pelo mundo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *