Goodyear apresenta pneu feito de arroz que promete durar 500 mil km

A empresa Goodyear Eagle se destacou no mercado por dispensar o uso do petróleo, apresentando um carro-conceito, o Citroen Oli. Sua banda de rodagem é composta por sílica de cinzas de casca de arroz, óleo de girassol, borracha natural e resinas de pinheiro, ingredientes estes que substituem os materiais sintéticos.

Seus materiais são obtidos por meio do cultivo e agricultura e a estrutura do pneu é composta por 90% de materiais reciclados.

Goodyear apresenta pneu feito de arroz que promete durar 500 mil km

Imagem: Goodyear/Reprodução

Com as novas tecnologias que vem surgindo, fabricantes prometem abandonar os motores a combustão, mas a Goodyear já prevê abandonar o uso do petróleo até 2040.

A primeira duração de vida de um pneu seria de 150 mil km, sendo maior se comparado com um pneu normal. O segredo da grande durabilidade são os recauchutados, conhecidos pela maioria.

Além do mais, é fácil saber quando os pneus estão no fim da vida útil, pois cada um tem um sensor para comparar vários parâmetros de saúde, usando parte da tecnologia SighLine. Sua função é interpretar um conjunto de dados que apontam os desgastes, pressão e temperatura.

Agora com o uso dos pneus da Citroen Oli, são calçados diferentes tanto quanto o Eagle Go.

Na sua composição, a fim de não haver um maior custo quanto às rodas de alumínio, o material não será tão pesado quanto o aço, sendo rodas híbridas entre ambos. Isso garante que o pneu seja 15% mais leve comparado às de aço, e com o melhor custo-benefício em relação às de alumínio.

Para continuar por dentro das notícias do mundo da borracha natural, continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog da Rubberline!

Fonte: Mundo Conectado

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *