Goodyear apresenta o pneu conceito com materiais sustentáveis para o Citroën Oli

Pela terceira vez, a Goodyear em parceria com a Citroën, produz um pneu para equipar o carro conceito da marca francesa, o Oli.

O pneu será chamado por Eagle GO e terá uma gama de materiais sustentáveis, que faz parte da sua banda de rodagem. O objetivo de sua criação é otimizar o conforto, a eficiência e a durabilidade do elemento presente em todos os automóveis.

Goodyear apresenta o pneu conceito com materiais sustentáveis para o Citroën Oli

Foto: Citroën/Divulgação – Citroën oli tem pneus sustentáveis

Na sua composição, o pneu conceito recebeu quase todos os materiais reciclados ou sustentáveis, tais como resinas de pinheiro, borracha natural, óleos de girassol e sílica de cinza de casca de arroz, conforme as descrições abaixo:

  • Borracha natural: é utilizada para substituir a borracha sintética com a sua base de petróleo, extraída da seringueira (hevea brasiliensis);
  • Óleos de girassol e resinas de pinheiro: são as soluções renováveis que podem substituir os óleos derivados do petróleo. Atualmente, esses materiais estão sendo usados para fazer tinta vegetal, utilizada nas impressoras. A Goodyear tem como objetivo substituir totalmente os óleos derivados do petróleo em seus produtos até o ano 2040,
  • Sílica de cinzas da casca de arroz: o material pode reduzir os resíduos que vão para os aterros, fazendo parte do proveniente do processamento.

A Eagle GO tem um grande potencial de ser renovado por duas vezes, aumentando a vida útil do pneu, segundo a Goodyear. Ela estabeleceu um objetivo para o seu pneu conceito, que é atingir até 500.000 km por meio da reutilização da carcaça sustentável e a banda de rodagem renovável.

Além disso, o pneu conceito conta com a tecnologia Goodyear SighLine, incluindo um sensor que monitora os parâmetros da saúde do pneu. A nova tecnologia já vem sendo aplicada para ajudar os clientes, reduzindo o desperdício e aumentando a sua eficiência, ao manter o estado ideal e a pressão do pneu.

O monitoramento da saúde do pneu é um fator importante ao determinar se pode ser renovado ou não um pneu, aumentando a sua circularidade.

Sendo assim, a incorporação da tecnologia do pneu conceito com a Goodyear, estão na mesma linha para reinventar seus serviços e pneus, oferecendo inteligência habilitada por dados e sensores em todos os seus novos produtos até 2027.

Para continuar por dentro das novidades da borracha natural, continue nos acompanhando no blog.

 

Com informações Autos Segredos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *