Curso de borracha: desvendando os mistérios das matérias-primas

Entre os dias 15 e 19 de agosto de 2022, a A Comissão Técnica de Elastômeros e Polímeros do CRQ-IV e o Sinquisp (Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo) realizarão de forma on-line o “Curso de Borracha: Desvendando os Mistérios das Matérias-primas”.

Com duração total de 20 horas, ao todo serão ministradas cinco aulas, de segunda à sexta-feira, das 17h às 21h. No entanto, cabe ressaltar, as mesmas não serão gravadas e, portanto, não poderão ser assistidas após o término, sendo fundamental a presença dos alunos no horário combinado.

Seu principal objetivo é auxiliar profissionais de química a conhecerem as matérias-primas a fim de fazerem a escolha adequada em nome de uma formulação bem elaborada. A seguir, conheça mais informações sobre o curso on-line!

Por dentro do conteúdo do curso

De modo geral, o conteúdo do curso será dividido da seguinte forma:

  • Ética e responsabilidade técnica;
  • História da borracha;
  • Elastômeros (borrachas): tipos e aplicações;
  • Sistema de ativação: tipos e quantidades utilizadas;
  • Agentes protetivos: tipos e quantidades utilizadas;
  • Auxiliares de processo: tipos, características e quantidades utilizadas;
  • Cargas: reforçantes e de enchimento, tipos e aplicações;
  • Plastificantes: tipos e quantidades utilizadas e compatibilidades;
  • Agentes de cura: base enxofre e peroxídica;
  • Aceleradores de vulcanização: tipos, características e aplicações,
  • Espaço para discussão e dúvidas.

Um pouco sobre os instrutores

Ao todo, três instrutores conduzirão o curso de borracha: Emerson Souza Merighi, Reginaldo Barbosa e Prof. Dr. Fabio Rubens Soares. Os dois primeiros, vale destacar, são instrutores aqui na Rubberline.

Falando um pouco sobre o perfil de cada um, temos:

  • Emerson Souza Merighi: técnico em Química formado pela Escola Técnica Oswaldo Cruz, consultor no IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), instrutor na Rubberline, responsável técnico na Retainers e membro da Comissão Técnica de Elastômeros e Polímeros do CRQ-IV;
  • Reginaldo Barbosa: técnico em Química formado pela Escola Técnica Oswaldo Cruz, instrutor na Rubberline, responsável técnico na Caucho Borrachas e membro da Comissão Técnica de Elastômeros e Polímeros do CRQ-IV,
  • Prof. Dr. Fabio Rubens Soares: consultor de empresas e diretor da Enviroservices, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Bioenergia no Instituto de Energia e Ambiente da USP, especialista da ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética) e membro da Comissão Técnica de Elastômeros e Polímeros do CRQ-IV.

Informações complementares

Profissionais com registro ativo no CRQ de São Paulo e outras regiões do Brasil (fora de SP), e estudantes da área química terão desconto no pagamento do curso, saindo este por R$ 350,00 + taxa. Já para o público em geral, sai por R$ 850,00 + taxa. Ambos os valores podem ser parcelados em até 12 vezes.

Após a conclusão do curso, o certificado será emitido em até cinco dias úteis e enviado no e-mail cadastrado. É importante verificar se o mesmo não vai para spam ou lixo eletrônico antes de ser deletado.

Continue ligado aqui em nosso blog e fique por dentro de mais informações sobre os cursos voltados à profissionais da indústria da borracha!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *