Conab faz novo leilão de apoio à borracha natural

Acontece na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, um novo leilão de borracha natural promovido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro). A ação ocorre por meio do Siscoe (Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab), regido pelo Regulamento nº 30.911.

O leilão acontece devido à produção, venda e escoamento de 7,06 milhões de kg de borracha natural obtidas na safra atual de 2023/2024. Deste total, 60 mil kg são de látex de campo. Entenda a seguir, como participar da ação!

Imagem: Getty Images via Canva

Como participar do leilão da Conab?

Sediado nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins, o leilão possui algumas regras de participação para quem tiver interesse.

A primeira delas diz que, no dia 1º de dezembro, data em que irá ocorrer a ação, todos os interessados precisam obrigatoriamente estar inscritos na Bolsa de Mercadorias onde pretendem atuar.

Além disso, é necessário um cadastro no Sican (Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais) da Conab e estar com tudo regularizado na Fazenda Federal, na  Seguridade Social e no Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores).

Por fim, também é preciso estar com tudo regularizado no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) e no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab.

Outras informações estão disponíveis no Aviso nº 125/2023, que pode ser acessado clicando neste link.

Informações complementares

O leilão da próxima sexta, 1º de dezembro, foi autorizado pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Agricultura e Pecuária; da Fazenda; e do Planejamento e Orçamento por meio da Portaria Interministerial nº 11, de 28 de agosto de 2023.

Para a ação, estão sendo realocados cerca de R$ 70 milhões em recursos a serem usados no escoamento da safra 2023/2024 nos estados mencionados acima, que poderão distribuir a matéria-prima em todos os estados brasileiros.

Continue ligado aqui no blog da Rubberline e fique por dentro de novas atualizações sobre o universo da borracha e sua produção no Brasil!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *