Bridgestone lança pneus com 75% de materiais reciclados e renováveis

A Bridgestone Americas acaba de finalizar a fabricação de uma série de 200 pneus de demonstração que utilizam 75% de materiais reciclados e renováveis. Esses pneus são compostos por 37% de garrafas plásticas recicladas e 38% de borracha natural proveniente de arbustos cultivados no deserto do Arizona. A empresa está atualmente em negociação com montadoras para uma avaliação conjunta ao longo deste ano, visando o uso desses pneus na próxima geração de SUVs e crossovers elétricos.

Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Americas, enfatiza o compromisso da empresa com soluções sustentáveis e destaca os avanços significativos alcançados no uso de materiais reciclados e renováveis, desde a fase de projeto até a produção dos pneus. Ele ressalta que essa iniciativa representa um marco importante para a empresa, impulsionando o progresso em direção ao objetivo de utilizar materiais totalmente sustentáveis em seus produtos até 2050.

Bridgestone lança pneus com 75% de materiais reciclados e renováveis

O desenvolvimento de pneus reciclados e renováveis está alinhado com o Compromisso E8 da Bridgestone. Imagem: Divulgação

O executivo também revela que outros estudos estão em andamento, buscando a fabricação de um pneu novo com 90% de materiais reciclados e renováveis. No caso dos pneus de demonstração, eles foram desenvolvidos no Bridgestone Americas Technology Center em Akron, Ohio, e produzidos na fábrica de Aiken County Passenger/Light Truck em Graniteville, Carolina do Sul.

Pneus para carros elétricos

Destinado ao segmento de SUVs elétricos, esse pneu inovador é o primeiro do tipo a utilizar a guayule, uma borracha natural derivada de arbustos do deserto e cultivada na instalação agrícola de pesquisa e desenvolvimento da Bridgestone em Eloy, Arizona. Ao longo de mais de 10 anos e com um investimento de cerca de 100 milhões de dólares, a empresa desenvolveu a guayule como uma alternativa sustentável à borracha natural produzida a partir da seringueira (Hevea Brasiliensis), cultivada principalmente no Sudeste Asiático.

Esse avanço no desenvolvimento de pneus reciclados e renováveis, representando 75% do material utilizado, está alinhado com o Compromisso E8 da Bridgestone. Esse compromisso abrange oito valores fundamentais iniciados pela letra “E” – Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade (do inglês “ease”)  e Empoderamento – que orientam as decisões da empresa em direção a uma sociedade mais sustentável.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *