Borracha natural: Vans lança coleção ecológica de tênis

Nos últimos anos, a Vans caiu ainda mais no gosto e na preferência dos brasileiros, quando o assunto envolve tênis e outros calçados.

E por trás de todo sucesso, a empresa vem comercializando modelos mais ecológicos, produzidos a partir de elementos sustentáveis presentes na natureza, como a fibra de cânhamo, algodão orgânico, cortiça e borracha natural.

Além disso, a nova linha de calçados batizada de Eco Theory faz uso de cola e tinta à base de água e inclui diversos modelos “queridinhos” da marca, como o Authentic, Slip-On, Sk8-Hi e Style, que fazem história há mais de 50 anos.

Borracha natural: Vans lança coleção ecológica de tênis

Foto: Divulgação/Vans

Por dentro da coleção Eco Theory

Falando um pouco sobre os componentes usados na produção dos tênis, vamos começar pelo cânhamo, que requer menos água e área plantada no crescimento. No caso, sua fibra é durável, resistente à umidade e antimicrobiana.

Já os cadarços são fabricados com fibra de cânhamo, enquanto o tecido dos tênis é feito com algodão orgânico, sem o uso de produtos químicos nocivos, como os agrotóxicos.

Por fim, as palmilhas são de cortiça e os solados de borracha natural de origem certificada, em substituição aos derivados sintéticos do petróleo.

Metas a serem alcançadas até o fim da década

E se pensa que as novidades sustentáveis da Vans irão terminar por aqui, está enganado. A empresa possui uma série de metas sustentáveis a serem alcançadas nos próximos anos, até o fim desta década.

Segundo perspectivas, é esperado uma redução de até 45% na emissão de gases causadores do efeito estufa nos próximos dez anos e a conversão de todas as fábricas para 100% de energia renovável até 2025.

Ainda, é esperado até 2030 o uso total de matérias-primas principais da Vans em sistemas regenerativos, de origem responsável, renováveis ou reciclados, como borracha, algodão e poliéster.

Continue ligado aqui em nosso blog para ficar por dentro de outras empresas que, assim como a Vans, prezam cada vez mais por sustentabilidade na fabricação de produtos cuja matéria-prima principal é derivada da borracha natural!

Com informações do portal Um Só Planeta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *