BMW começa a usar pneus de borracha natural

A BMW avança na sustentabilidade e se torna a primeira fabricante automóvel do mundo a usar pneus de borracha natural e rayon, da Pirelli. E a partir de agosto o produto com certificação de sustentabilidade chega ao modelo X5 Plug-in Hybrid.

Assim, os  novos pneus P ZERO tem 22 polegadas e feitos com rayon, um material à base de madeira utilizado para fortalecer os pneus. Mas além de sustentável, ele é indispensável para a produção de pneus, devido a sua alta elasticidade e força com a borracha natural.

E o rayon é um tipo de algodão desenvolvido num processo com matérias primas naturais, como  a celulose, que produz um tecido que se assemelha muito ao algodão e ao linho.

Imagem: Pixabay

Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Rede de Compras e Fornecedores, explica que a empresa pretende liderar o caminho em sustentabilidade e assumir responsabilidades nop mercado.

“Temos o compromisso de aprimorar o cultivo da borracha natural e aumentar a transparência na rede de fornecedores desde 2015. A utilização de pneus feitos de borracha natural certificada é uma conquista pioneira em nosso setor. Desta forma, estamos ajudando a preservar a biodiversidade e as florestas para combater as mudanças climáticas”, afirmou.

Já Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Mobilidade do Futuro da Pirelli, disse que a mobilidade sustentável começa com as matérias-primas.

“Com o primeiro pneu com certificação FSC do mundo, a Pirelli mais uma vez demonstra seu compromisso em buscar metas cada vez mais desafiadoras em termos de sustentabilidade, uma prova do trabalho constante em materiais inovadores e processos de produção cada vez mais avançados. Continuamos a investir no crescimento sustentável do nosso planeta, conscientes de que isso também é essencial para o futuro dos nossos negócios”.

Produção

Portanto, a maior parte da borracha natural que é cultivada vai para a produção de pneus. E a cadeira produtiva é intensa, onde seis milhões de pequenos agricultores são responsáveis por mais de 80% do cultivo de borracha natural do mundo.

A cadeia também tem abastecimento de produtos naturais de borracha e rayon e ocorre dentro dos padrões da Forest Stewardship Council (FSC). Esta é uma organização independente, que exige uma gestão florestal adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.

Por isso, o novo P ZERO da Pirelli se tornou o primeiro pneu do mundo a receber o selo da FSC. Para obter esta certificação. Porque a empresa adaptou a fábrica nos EUA, na Geórgia, para a produção de pneus com borracha natural e rayon com certificação FSC.

Em cooperação com fabricantes de pneus conhecidos, Organizações Não Governamentais (ONG), produtores de borracha e consumidores, a BMW criou a Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR).

Com o foco num futuro mais verde, a GPSNR implementou diversas medidas para a prevenção da desflorestação. Atualmente esta plataforma conta com 100 membros, responsáveis por cerca de 50% do mercado global de borracha natural.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *