Tipos de pneus: saiba reconhecer cada um deles

Quem é motorista e possui seu próprio veículo sabe a importância dos pneus, pois eles são a única conexão da carroceria com o solo, capazes de garantir a segurança e ajudam o condutor sentir tudo que acontece lá embaixo.

Porém, muitos não sabem, mas eles precisam de cuidados diários, principalmente na hora da troca. Isso porque, caso ocorra uma montagem errada ou utilização de equipamentos inadequados, um desgaste prematuro no pneu pode ocorrer.

Confira mais sobre os tipos de pneus e como reconhecer cada um deles por seu modelo, características, práticas de bom uso e para quem é recomendado.

Imagem: Getty Images

Também é preciso tomar cuidados básicos no dia a dia, como calibrar os pneus, incluindo os estepes, de acordo com a indicação do manual do proprietário, além de outros citados a seguir:

  • Tabela do Inmetro: desde 2015, o Programa de Etiquetagem Brasileiro do Inmetro rotula os pneus de acordo com as suas características. Neles, é possível encontrar informações sobre ruídos, consumo e capacidade de frenagem em piso molhado, constando uma classificação para avaliar o consumo de combustível;
  • Tipos de uso: na troca de pneus é necessário levar em conta qual é a finalidade do uso, pois existem aqueles mais adequados para uso na cidade (que são chamados de verdes, prometendo um menor consumo reduzindo o atrito com o solo), circuito misto (próprios para vias pavimentadas e estradas de terra), off-read e também para transportes que carregam uma maior carga.
  • Simétrico, assimétrico e direcional: ao fazer o rodízio dos pneus, a banda de rodagem é um grande influenciador com três possíveis desenhos: simétrico, assimétricos e direcionais.

Conheça os três principais tipos de pneus

Agora que você já sabe os cuidados que precisamos ter com os pneus, vamos conhecer três tipos deles!

Pneu assimétrico

O pneu assimétrico chama atenção devido a sua tecnologia avançada, por ter uma largura maior, isto é, a banda de rodagem tem mais contato com o solo se comparado a outros modelos.

Para identificá-lo, você encontra termos gravados na lateral, por exemplo, outside/inside. Além de serem indicados para motoristas com carros mais potentes, o mais comum é serem usados em carros esportivos.

Pneu direcional

No pneu direcional, é comum sentir dificuldade em diferenciar o modelo simétrico do direcional, porque seu design é bem semelhante ao simétrico. Porém, existem alguns elementos em que é possível identificar o seu tipo, como na lateral, onde você pode procurar por um símbolo capaz de indicar a direção correta da rotação.

Este sinal é colocado para direcioná-lo a um bom uso, pois se não seguir o sentido da rotação correta o pneu sofrerá um desgaste causando problemas ao condutor.

Seu uso é indicado para quem roda em pistas molhadas com frequência, mas também funciona bem em pista seca.

Pneu simétrico

O pneu simétrico é o mais popular do mercado, tendo como principal característica o fato de não possuir sentido de rodagem, ou seja, a posição de montagem dos pneus é indiferente. Por isso, para identificar este pneu é bem simples, quando não há nenhuma indicação sobre o lado da montagem.

Ele é indicado para motoristas que dirigem em rodovias e estradas, onde a maior parte do tempo a pista é seca ou em lugares com altas temperaturas nos asfaltados.

Portanto, é importante entender sobre os seus tipos, pois os pneus não são todos iguais e cada um tem o seu adereço de acordo com as suas necessidades. Para saber mais continue acompanhando os nossos conteúdos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *