Tecnologia gera energia elétrica no interior dos pneus

A nova tecnologia está sendo desenvolvida pela Universidade de Kansai e Sumitomo para a geração de energia elétrica limpa em pneus.

No caso, a Sumitomo é detentora da marca de pneus Dunlop, entre outras, e trabalha em conjunto ao professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, no desenvolvimento de novas tecnologias geradoras de energia elétrica a partir da rotação de um pneu, instalando dispositivo dentro dele e aproveitando a eletricidade estática gerada internamente durante a rotação.

Tecnologia gera energia elétrica no interior dos pneus

Tecnologia gera energia elétrica no interior dos pneus. Imagem: Divulgação/Dunlop

Além disso, pode aproveitar a energia do ambiente com a luz, vibração, calor e outras formas presentes ao nosso redor, que normalmente são desperdiçadas.

Com isso, o Grupo anuncia o resultado alcançado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico no pneu sem uso de baterias, sendo um avanço capaz de melhorar a produção gerada e otimizar estruturas e materiais.

E por conta dessa última descoberta, o Grupo tem um sistema integrado que usa a eletricidade a fim de carregar um circuito de controle de força, ativar e fornecer energia a um sensor externo.

No teste recente, foi mostrado que um pneu rodando na velocidade de 50km/h produz energia de 800W de potência por meio do sistema, sendo esta suficiente para alcançar uma transmissão contínua e ativar um sensor externo.

Atualmente, o Grupo está engajado na pesquisa e desenvolvimento na parte do projeto “SMART TYRE CONCEPT” (Conceito de Pneu Inteligente), pertencente a um desenvolvimento de novas tecnologias à pneus e serviços periféricos, atendendo as necessidades da CASE (Conectado, Autônomo, Compartilhado, Elétrico) e aplicando novas inovações com o intuito de transformar a indústria automotiva.

Além disso, os esforços do Grupo no fornecimento de soluções transformadoras de pneus em sensores são contínuos, tendo apenas um obstáculo: a bateria limitada.

Esse projeto foi selecionado pela JST (Agência de Tecnologia e Ciência do Japão) para receber suporte sob o “Programa A-STEP” (Programa de Transferência de Tecnologia Adaptável e Continua através de P&D orientada ao objetivo), sendo apoiador da pesquisa e do desenvolvimento conjunto entre a academia e a indústria, aplicando estudos em desenvolvimentos de novas tecnologias essenciais.

Assim sendo, o Grupo Sumitomo Rubber continuará trabalhando para contribuir no desenvolvimento na Sociedade de Mobilidade, proporcionando tranquilidade a todos.

Para saber mais sobre as novas tecnologias, continue nos acompanhando no blog!

Com informações da Revista Borracha Atual.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *