Reutilização de pneus: 5 formas no qual o processo pode ser feito

A adoção da reutilização de pneus tem se tornado cada vez maior em nosso país. O fato não é para menos, o Brasil está em 7° colocado como maior produtor mundial de pneus para carros e em 5° colocado na produção de pneus para caminhões e ônibus. Só em 2019 mais de 41 milhões de pneus foram fabricados em solo brasileiro para veículos de passeio.

Com tamanha produção, optar pela reutilização de pneus é algo essencial. No ano passado, cerca de 470 mil toneladas de pneus foram coletados e destinados de forma ambientalmente adequada. A ação de coleta conta, atualmente, 1.026 pontos distribuídos por todo o Brasil. Além disso, dezenas de caminhões percorrem diariamente todos os estados coletando e fazendo a destinação correta dos pneus.

Foto: Mike/Pexels

O uso mais eficiente dos recursos naturais

O sistema para um uso mais eficiente dos recursos naturais, também chamado de economia circular, consiste em uma atividade da indústria que busca substituir o conceito de “fim de vida”. O processo abre novas portas de reutilização, reciclagem e recuperação da produção. Assim, seus níveis de utilidade e valor são garantidos, mesmo ao longo do tempo.

Após a coleta, os pneus que já são inservíveis são destinados a empresas trituradoras. Lá os mesmos são transformados em produtos que oferecem diversos benefícios, muitas vezes desconhecidos pela sociedade.

Formas de reutilização de pneus

Combustível alternativo para indústrias cimenteiras

Os pneus contam com um alto valor calorífico, por isso podem ser utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, agindo como substituto do petróleo. Além disso, os pneus contam com um menor nível de enxofre se comparado com o petróleo.

Artefatos da borracha

A borracha dos pneus inservíveis podem se tornar diversos itens de artefatos da borracha, como os tapetes de um automóvel, por exemplo. Além disso, a borracha pode também se transformar em pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas.

Produtos laminados

Os pneus não-radiais são cortados em lâminas e destinados ao uso em indústrias moveleiras, solas de sapato, dutos de águas pluviais, etc.

Siderurgia

Não é apenas a borracha que é reutilizada. Todo o aço retirado das calotas no processo retorna para as siderúrgicas se transformando em novos itens.

Asfalto-borracha

Conhecido por ser amigo do meio ambiente, o asfalto-borracha é feito com a adição de pó extraído dos pneus usados ao ligante asfáltico. Com isso, o material se torna muito mais resistente e durável do que o convencional. Além da durabilidade, este diminui consideravelmente o risco de derrapagens e ruídos dos veículos.

Cada vez mais empresas estão buscando pela reutilização de pneus

A reutilização de pneus é algo que veio para ficar e cada vez mais empresas estão levantando essa bandeira. Não apenas as produtoras, como também as revendedoras de pneus já vem mostrando a sua preocupação e adotando medidas para o recolhimento dos que não estão mais aptos para rodagem.

Todo o setor que envolve o segmento da borracha deve andar lado a lado com essa iniciativa, que é capaz de colaborar não apenas para os custos, mas também para o meio ambiente.

Quer saber mais sobre a reutilização de pneus e garantir o melhor suporte técnico durante o processo de produção da sua empresa? Entre em contato conosco, conheça nosso trabalho e garanta uma equipe especializada ao seu lado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *