Pneus run flat: a revolução do setor pneumático

Uma coisa é certa, os pneus run flat são uma verdadeira revolução do setor. A tecnologia, que vem chamando cada vez mais a atenção da indústria automotiva, garante mais facilidade ao motorista que pode rodar com seu veículo mesmo se o pneu estiver furado.

Você já conhece a opção? Confira mais de perto as vantagens que os pneus run flat podem proporcionar ao mercado.

Existem 3 tipos de tecnologia de pneus run flat. Foto: Continental/Divulgação

1. Um pneu em três diferentes modelos

Existem basicamente três diferentes modelos dos pneus run flat. O primeiro é classificado de “suporte auxiliar” e conta com peças em forma de anel em seu interior, que suportam todo o peso do automóvel mesmo com a perda da pressão. Já o segundo é classificado como “auto suporte”, a opção mais comum.

Este conta com reforços de borracha em sua lateral para que o peso do veículo seja suportado. Por fim, o terceiro é chamado de “auto selantes”. Este conta com uma camada polimérica viscosa de baixo índice de vulcanização. A mesma é capaz de selar os furos como cola.

2. Cada tipo, uma especialidade

Podem parecer iguais, mas afirmamos que as três opções dos pneus run flat são bem diferentes. De maneira geral, os pneus que contam com os anéis de suporte em seu interior tem uma maior dificuldade de serem montados e balanceados.

Estes são ideais para veículos blindados, de segurança e militares. Isso porque eles permitem uma maior resistência a danos em suas laterais e continuam aptos a rodar por mais alguns quilômetros.

3. O queridinho das montadoras

A opção “auto suporte” é uma das mais comuns e acessíveis do mercado brasileiro. Além de serem funcionais e garantirem um valor acessível, a opção é muito mais leve se comparado com os pneus de suporte auxiliar.

O modelo exige rodas especiais e não são intercambiáveis com pneus comuns. Algumas montadoras, como a BMW, tem este modelo em quase 100% dos seus veículos vendidos.

4. Os pneus run flat são modernos e totalmente seguros

Os pneus run flat são muito mais modernos e têm ganhado muito mais espaço no mercado automotivo. O tipo auto selante, mesmo sendo o mais caro das três opções, traz com si diversas vantagens.

O modelo é muito mais leve e silencioso, além de poder ser intercambiado com os pneus comuns, não afetando a dirigibilidade e conforto do veículo. Porém, são sensíveis a danos laterais.

Além disso, os pneus auto selantes tem um futuro muito promissor. Especialistas afirmam que a opção, combinada a camadas de espuma de poliuretano, podem reduzir o ruído interno percebido pelos passageiros.

Enfim, saber mais sobre esta e as diversas outras novas tecnologias é algo essencial para todos do setor da borracha. Fique atento e de olho nas nossas próximas publicações para se manter atualizado sobre tudo que acontece em nosso setor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *