Indústria da Borracha: saiba como funciona

De fabricação de pequenas peças até utensílios domésticos, a borracha está presente em muitos aspectos em nossa vida. E essa indústria é uma das mais expressivas na economia do Brasil.

Não importa se é de origem natural ou de suas variações sintéticas, esse material e seus benefícios contribuíram diretamente para a evolução econômica, social, tecnológica e industrial no país.

E os produtos que são originados da borracha ganham destaque na indústria, devido à elasticidade, durabilidade, espessuras e boa capacidade de vedação.

Assim, nos séculos XV e XVI, o Brasil ganhou um protagonismo no mercado com a descoberta desta matéria, no auge do Ciclo da Borracha, ocorrendo a com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha.

Foto: Marco Lachmann-Anke/Pixabay

Como ocorre a extração da borracha

A seringueira (Hevea brasileensis) é a árvore de onde é extraída a matéria prima da borracha. Este processo inicia quando se remove o látex dessas árvores, por meio de incisões no caule. Eles provocam o escorrimento da substância, onde é colhida em um recipiente.

Apesar de ser um processo contínuo, é importante que tenha um acompanhamento constante. Para que não se tenha contaminação ou apodrecimento do látex.

E ao ser extraída, a substância passará pela próxima etapa, que é o processamento químico. Nele, adiciona-se o látex e amônia (NH3).

E se obtém a borracha depois de ácidos e sais serem adicionados ao látex, e ela é separada do líquido, após a coagulação. E mais algumas etapas, e ela estará pronta para a comercialização.

Mas antes disso, ocorre uma última etapa, a vulcanização. Neste processo, é adicionado o enxofre ao poli-isopreno. E ela poderá ser usada em grande escala.

Cada empresa tem uma fórmula para definir elementos da borracha, como a cor, resistência e odor, por exemplo. Mas a principal característica da borracha natural é a sua grande elasticidade.

Tipos de borracha

Desde 1839, a tecnologia da indústria da borracha ganha destaque, graças a Charles Goodyear, que descobriu o método da vulcanização. Por isso, diversos setores da indústria tiveram um grande aumento.

Por isso, é importante afirmar que a borracha cumpre uma função estrutural enorme, multiplicando-se nas fábricas, escritórios e obras.

E os tipos de borracha fabricadas na indústria são:

  • Borracha Natural
  • De Silicone
  • Fluorada
  • Nitrílica
  • Butadieno Estireno
  • Etileno-Propileno-Dieno
  • Acrilonitrilo Butadieno Hidrogenado

Produtos da borracha

A borracha é uma matéria-prima usada na fabricação de diversos produtos. Desde infantis até o revestimento de equipamentos industriais. Por que seu material possibilita diversos modos de aplicação.

A gaxeta de borracha, por exemplo, nome dado aos anéis com um lábio ou mais. Seu uso é para o revestimento e vedação de produtos automotivos e industriais. Por isso esse produto é protagonista na indústria pneumática e nos sistemas hidráulicos, de forma geral.

Mas elas não só protegem as peças como também são:

  • Resistentes;
  • Elásticas;
  • Com aplicações diversas;
  • Impermeáveis.

Assim, neste artigo você aprendeu mais sobre como funciona a indústria da borracha e o seu crescimento na economia. E para ler mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar o nosso site!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *