Extrusão de borracha: entenda o processo e seu uso

É comum se questionar como determinada peça adquire um formato específico e a melhor resposta é a extrusão de borracha, que pode ser observada em várias indústrias.

Neste artigo, será explicada a extrusão e todas as suas principais finalidades, considerando que é um processo bastante usado, por exemplo, na indústria de vedação, inclusive para peças automotivas.

A extrusão de borracha serve para deixar esse material em um formato específico e tem vários benefícios, como diminuição de desperdício.

A extrusão de borracha serve para deixar esse material em um formato específico e tem vários benefícios, como diminuição de desperdício. Foto: Canva

Como ocorre a extrusão de borracha

A extrusão é o processo usado para que uma peça adquira o formato de que se precisa para determinado produto. Isso só é possível por meio do atrito com algo que molde esse material de acordo com o necessário.

No caso da extrusão de borracha, é preciso que esta seja colocada em uma matriz no formato desejado. Importante: a borracha precisa estar quente para que seja moldada mais facilmente.

A borracha que passou pela extrusão tem utilidades diversas, tais como:

  • Fabricação de mangueiras;
  • Fabricação de batentes e de guarnições;
  • Produção de selos para a vedação;
  • Fabricação de artefatos técnicos, incluindo gaxetas.

Duas indústrias que usam largamente o processo de extrusão de borracha são a automotiva e a de eletrônicos.

Sobre o processo de extrusão, existem algumas etapas que precisam ser seguidas da forma correta, inclusive para manter a qualidade do material. A seguir, essas etapas serão explicadas de forma simples:

  • Aquecimento: É muito importante que a borracha fique mais maleável para que ela possa adquirir a forma esperada. Isso acontece quando ela é aquecida e o método mais comum é com os aquecedores elétricos.
  • Alimentação: A máquina extrusora vai levar a borracha, já devidamente maleável, até a seção onde ela será moldada, de acordo com a matriz estabelecida.
  • Extrusão: Essa é a etapa na qual a borracha é efetivamente moldada, sendo necessário que se configure não apenas a sua matriz, mas também a pressão que será usada sobre a borracha.
  • Resfriamento: Uma etapa importante da extrusão de borracha é o resfriamento e é fundamental que ele ocorra ainda na matriz. Caso contrário, é possivel que a borracha acabe perdendo o formato que acabou de adquirir.

Um detalhe importante é que, uma vez que o resfriamento foi feito, é comum que essa borracha ainda seja submetida a outras etapas, como uma eventual pintura ou adição de elementos.

Vantagens

É possível notar que a extrusão é extremamente necessária em indústrias de diversos tipos. Afinal, é por meio dela que o material fica com a forma exata para ser usado em determinada função.

Além disso, é possível apontar uma série de vantagens da extrusão de borracha, tais como:

  • Customização: São muitas as possibilidades de molde da borracha por meio das máquinas extrusoras. Além disso, é um processo simples.
  • Menos desperdício: A extrusão de borracha impede que haja desperdício porque a modelagem não exige recortes: todo o material é pressionado na matriz.
  • Eficiência: O processo de extrusão não é demorado e, assim, pode-se moldar várias peças.

Gostou dessas informações? Então não se esqueça de compartilhar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *