Entendendo o conceito de aplicação da borracha

Quando falamos em aplicação da borracha, nos referimos às inúmeras possibilidades da utilização da mesma, indo além do uso industrial, sendo amplamente aplicada em vedações e diversos artigos, como capa de celulares e panelas de pressão.

Muitas vezes, o sistema de aplicação da vedação em borracha nos produtos em si são  imperceptíveis. Mas, o sistema é importante em diversos setores de sua produção, sendo assim, o uso dos elastômeros tem um forte impacto na qualidade dos produtos, na segurança, serviços e processos industriais.

Assim sendo, separamos alguns exemplos da aplicação dos elastômeros nas:

  • linhas de jateamento e pintura, cuja função é proteger pequenos espaços nas estruturas das peças do produto;
  • vedações contra poeira ou sujeiras,
  • borracha magnética voltada ao envase de bebidas, caso haja algum resíduo de borracha.

Além disso, a aplicação da borracha possui maior resistência ao frio, calor e contato com outras substâncias, como o óleo. E ainda é aliada a qualidade e ao baixo custo e sua rápida produção, sendo estes os motivos para se entender o porquê é a mais usada no mundo atualmente.

Falando um pouco sobre alguns segmentos que usam a borracha natural, podemos destacar o da saúde, construção civil, saneamento, artigos esportivos, indústrias de automobilística e metal-mecânica, calçados, etc.

Entendendo o conceito de aplicação da borracha

A borracha é amplamente aplicada em vedações e diversos artigos, como capa de celulares e panelas de pressão. Imagem: Canva Pro

Conheça a aplicação da borracha nos principais tipos de elastômeros

A aplicação dos elastômeros precisa ser especificada para cada uso. A seguir, vamos ver os principais tipos e suas respectivas aplicações!

Borracha fluorada

Esse é o maior resistente existente, que se mantém estável diante de substâncias e temperaturas agressivas. Uma das vantagens é não haver a necessidade de trocas constantes, basta procurar por marcas de confiança e qualidade.

Pode ser encontrada em itens sanitários, e industriais como de cervejeiras, laticínios e vinícolas.

Borracha de silicone

É utilizada em diversos setores por ser um tipo de borracha atóxica, resistente e flexível capaz de possibilitar um ótimo isolamento elétrico, sendo bastante usada em pinturas e jateamentos.

Borracha nitrílica

Possui excelentes propriedades de vedação, sendo utilizada na fabricação de vedantes diversos, como em vinícolas, laticínios e cervejarias.

Sendo a melhor opção em aplicações onde é necessária a resistência a substâncias corrosivas, como solventes e o óleo.

Borracha Etileno-Propileno-Dieno

Uma ótima opção para quem está em busca de uma borracha altamente suportável ao calor, baixa temperatura, alta pressão, envelhecimento e altas cargas de óleo, sendo um excelente isolante elétrico.

Pode ser usada na aplicação da vedação em indústrias de laticínios e vinícolas.

 

Se deseja entender mais, a Rubberline traz as melhores soluções ao seu negócio, aumentando  a produtividade dos funcionários com treinamentos e cursos durante todo o processo produtivo. Além disso, prestamos toda a assessoria na escolha do fornecedor e em todas as etapas do processo produtivo.

Então entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te atender!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *