Economia circular no setor da borracha

Você já ouviu falar em economia circular? O tema tem tido bastante destaque nos dias atuais, não apenas pela sua pertinência, mas também pelo fato deste beneficiar positivamente as empresas em questões ambientais.

Como bem sabemos, muitos materiais foram retirados da natureza ao longo da história. Alguns foram utilizados e já perderam a sua vida útil, outros ainda fazem parte da rotina de algumas pessoas. Esse processo se chama economia linear, onde produtos e materiais são utilizados de uma única maneira e em um único sentido. A verdade é que por maior que seja nossos recursos naturais, eles são finitos. Portanto, precisamos ter uma atenção especial para que não tenhamos que sofrer com o esgotamento destes em algum momento.

Quando pensamos em uma medida para reverter a situação de esgotamento, lembramos da economia circular. O conceito entra em cena justamente com o objetivo de preservar tudo aquilo que temos de mais precioso. Nas próximas linhas você poderá saber o que é e como funciona a economia circular.

Imagem: Pixabay

De acordo com diversos estudiosos, a economia circular é a evolução da economia linear, destinada, sobretudo, à preservação de recursos naturais e da humanidade de maneira que aspectos econômicos das empresas e sociedade não sejam negligenciados.

Podemos afirmar que a economia circular é algo que vai além da preservação ambiental e sustentabilidade. A principal característica desse processo é fechar o ciclo da vida de diversos materiais e produtos.

A economia circular é muito debatida e está em constante evolução, porém suas raízes vem de muito tempo, mais precisamente na virada do século XIX para o século XX. Até o ano de 2012 a economia circular era voltada apenas para a sustentabilidade. Porém, atualmente, diversos artigos passaram a fazer parte deste processo abrangendo desde microssistemas até macrossistemas.

A economia circular no Brasil

Quando o assunto é economia circular no Brasil, o setor de borrachas, mais precisamente o pneumático, está bastante alinhado com as práticas do conceito. Grande parte das empresas de borracha adotaram a reforma de pneus, embalagens retornáveis e a utilização de pneus não reutilizados para a sustentação de fornos de cimento.

Mesmo componentes renováveis sendo adicionados à borracha natural as práticas da economia circular são de extrema necessidade. Apenas essas práticas permitirão que os materiais sejam mantidos em uso sem serem descartados em um primeiro momento.

Ainda faltam muitos ajustes por parte das indústrias e sociedade para que esse conceito realmente funcione como deve ser. Muitas das ações atuais ainda estão com foco na reciclagem, por este ser um ponto mais fácil de ser tratado. Para que o objetivo seja alcançado, iniciativas relacionadas ao reuso e redução de consumo devem ser pensadas e adotadas. Todos deverão se adaptar à nova realidade implantando ciclos separados para cada etapa da economia circular.

Tem uma empresa ou trabalha no setor da borracha? Então você e seus funcionários precisam ter os conhecimentos corretos sobre o conceito discutido acima, afinal ele é essencial para o trabalho diário. Nós da Rubberline contamos com consultorias profissionalizantes com engenheiros e profissionais qualificados com alta experiência no setor da borracha. Fale conosco e seja destaque no segmento!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *