Como são fabricados os pneus

Quem aí nunca ficou pensando em como são fabricados os pneus? O item, que representa o único ponto de contato de um veículo com o solo, tem participação decisiva para o processo de rodagem do mesmo.

Maiores, menores, mais grossos e mais finos, o mercado conta com uma infinidade de opções. Portanto, entender como são fabricados os pneus faz toda a diferença, tanto para usá-lo corretamente, quanto para fazer uma boa compra.

Foto: Dunlop/Divulgação

Quais são os ingredientes de um pneu?

Sim, a borracha é o ingrediente principal para a fabricação dos pneus. A mesma pode ser de origem vegetal (aquela extraída direto da seringueira) ou sintética (derivada do petróleo).

Junto a borracha, vários elementos fazem parte de um pneu, como enxofre, catalisadores, óleos, agentes antienvelhecimento e negro de fumo, pó escuro fabricado a partir de queima de óleos em fornos especiais.

Os “pneus verdes” também contam com a sílica, componente fortalecedor, que oferece menor resistência à rolagem e, assim, diminui o consumo de combustível, ao mesmo tempo que reduz a emissão de poluentes.

Componentes para que sejam fabricados os pneus

Um pneu é composto por diversas partes que são preparadas separadamente.

A lona têxtil e as lonas de aço são as primeiras. Elas são emborrachadas por um processo chamado calandragem que se resume a aplicação de um composto sobre os fios de tecido ou aço, fazendo a isolação destes entre si e proporcionando uma película de borracha sobre a lona. Com o conjunto pronto, cortes são feitos de acordo com os ângulos e largura de cada tipo de pneu.

A próxima etapa é a do talão. Este é responsável por manter o pneu preso à roda. Sua produção é feita com o auxílio de máquinas isoladoras que recebem o feixe de arame de aço de alta resistência e isola cada filamento com um composto específico em borracha.

Vale destacar que a borracha que compõe a banda de rodagem, revestimento interno e paredes laterais do pneu passa por um processo de mistura. Neste processo, são adicionados os elementos químicos necessários para garantir a resistência certa para cada área.

Os pneus fabricados com emenda passam pela extrusão. Este, força a borracha crua, em seu estado plástico e moldável, criando uma tira. Após o processo, as tiras são resfriadas e cortadas considerando a medida que cada modelo de pneu.

Afinal, como são fabricados os pneus?

Os pneus montados da maneira tradicional, ou seja, com emenda, passa por um processo de fabricação em máquinas específicas que possuem um tambor giratório com o centro inflável. O liner e a camada têxtil são aplicados sobre o tambor seguidos dos talões e paredes laterais em cada um dos lados.

A partir daí a máquina infla o centro do pneu, o deixando na forma que conhecemos. Por fim, são aplicadas as lonas de aço e a banda de rodagem, ambas previamente cortadas. Vale lembrar que em todas as etapas do processo em que são fabricados os pneus são realizadas emendas, o que provoca a concentração de massa.

Essa concentração, por sua vez, pode causar um desequilíbrio na distribuição de peso do pneu, ocasionando em vibrações, desconforto e ruídos ao rodar.

Entretanto, os pneus feitos sem emenda, tem um processo de fabricação um pouco diferente. As tiras, obtidas por extrusão, garantem que nenhuma emenda seja feita, o que resulta em uma distribuição de peso otimizada. Ou seja, o veículo com esse tipo de pneu tem uma melhor performance, com o contato contínuo com o solo e um rodar mais seguro, silencioso e confortável.

Por fim, a vulcanização

Tudo pronto? É hora da vulcanização! Essa é a parte final em que são fabricados os pneus e consiste em aquecer a borracha crua por um tempo determinado, garantindo que o enxofre altere as ligações químicas da borracha e suas características. Assim, a partir daí transforme o estado plástico e maleável para um estado firme e elástico.

Por fim, com isso feito, as rebarbas são cortadas e qualquer resíduo é eliminado. Uma inspeção cuidadosa é feita antes que o pneu finalmente seja liberado para os pontos de venda.

Enfim, viu só como funciona? Toda empresa do setor precisa ter bons conhecimentos sobre o assunto, bem como sobre cada passo do processo. Nós, da Rubberline, trabalhamos especificamente com treinamento na área da borracha. Com o conhecimento de nossos profissionais agregados a sua empresa, o sucesso é garantido.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e tenha os melhores treinamentos a sua disposição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *