Borracha: um dos materiais mais versáteis da indústria

Quando se pensa em matérias-primas mais populares, é claro que a borracha aparece entre as mais lembradas. Inclusive, é comum que as pessoas se surpreendam com todas as suas possíveis utilizações.

Existem várias razões para isso, como as suas propriedades físicas e o seu bom preço. Neste artigo, elas serão explicadas com mais detalhes.

Os usos da borracha são variados, indo desde os calçados até a construção, tratando-se de um produto sustentável e barato.

Os usos da borracha são variados, indo desde os calçados até a construção, tratando-se de um produto sustentável e barato. Foto: Getty Images

Onde é mais comum o uso da borracha?

São muitas as indústrias que se beneficiam deste material em suas produções, tais como:

Indústria automotiva: Sem dúvida, as pessoas pensam primeiro no uso da borracha para a fabricação de pneus, mas a verdade é que o emprego dessa matéria-prima vai além: ela está nos amortecedores, nas mangueiras e até no limpador de para-brisa, por exemplo.

Indústria eletrônica: Diversos aparelhos, como os smartphones, contam com vedação de borracha para evitar danos em suas peças.

Indústria de calçados: Provavelmente, a produção de calçados está dentre os principais usos da borracha. Ela pode ser encontrada no solado dos sapatos, podendo ser antiderrapantes e ainda proteger da umidade.

Construção: Nesse segmento, o material aparece nos processos de impermeabilização, além de estar presente em janelas e portas para mantê-las vedadas.

Grande disponibilidade é uma das suas principais vantagens

Não faltam razões pelas quais tantas indústrias se beneficiam desse material, tais como:

Resistência: Ela consegue resistir a diversos tipos de circunstâncias, como exposição a produtos químicos e impactos. Dessa forma, a borracha ajuda a proteger contra vários danos.

Isolamento: A borracha é um ótimo isolante térmico, ajudando a manter a temperatura ideal para ambientes e componentes eletrônicos.

Muito versátil: O fato de a borracha poder ser usada em diversas indústrias já é um indicativo do quanto ela é versátil. Um dos motivos é a possibilidade de moldá-la de acordo com a necessidade daquele produto.

Elasticidade: Essa propriedade física está diretamente ligada à sua versatilidade. Afinal, a borracha pode ter o seu formato mudado e, depois, retornar à forma que apresentava antes. Sendo assim, são vários seus usos possíveis e poucas as probabilidades de dano.

Durabilidade: A borracha é um material extremamente durável, o que faz com que a manutenção dos produtos feitos com ela seja mais barata.

Apesar de todas as vantagens que explicam o extenso uso deste material na indústria, talvez a principal razão de sua popularidade seja o baixo custo, o que também reduz as despesas da produção.

A explicação para isso é que a borracha é encontrada de forma abundante, especialmente na América do Sul. Falando do Brasil, a região amazônica é o local com maior número de seringueiras, de onde se retira o látex e se fabrica a borracha.

Destaca-se que o uso da borracha é sustentável: essa matéria-prima pode ser usada continuamente e, desde que a sua extração seja responsável, ela não causa danos ambientais.

Gostou das informações que trouxemos? Compartilhe com sua rede e deixe seu comentário para sabermos sua opinião!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *