Borracha sintética: conheça os diferentes tipos

De modo geral, as borrachas sintéticas são fabricadas a partir de misturas de matéria-prima a base de borracha natural com aditivos químicos.

Por isso, podem ser classificadas como polímeros produzidos por monômeras, elásticos, resistentes e mais baratos em relação à natural.

Ao todo, existem diferentes tipos que vamos conhecer a seguir!

Borracha sintética: conheça os diferentes tipos

Borracha sintética: conheça os diferentes tipos. Imagem: Pexels

BR – Elastômero de Polibutadieno

A borracha BR é utilizada na fabricação de buchas e artefatos técnicos, batentes, correias, entre outros. Ela tem boa flexibilidade a baixas temperaturas, resistência a abrasão, alta resiliência e resistência ao fendilhamento por flexão.

SBR – Elastômero de Estireno-Butadieno

A SBR é uma borracha considerada de uso geral com um grande consumo no mundo. Ao todo, ela é utilizada na fabricação de solados e artefatos técnicos, bandas de rodagem de pneus de carros pequenos e médios e adesivos.

Todos os seus produtos são fabricados total ou parcialmente com SBR na combinação com a borracha natural entre outros elastômeros.

EPDM – Etileno-Propileno-Dieno

A principal característica desta borracha sintética é a resistência à degradação pelo calor, oxigênio, ozônio e a luz. Com uma baixa deformação permanente à compressão, é muito resistente a química, a ácidos e a bases diluídas ou solventes, com um rápido ciclo de mistura e alta impermeabilidade à água.

Por isso, é amplamente utilizada na aplicação de peças de automóveis, molduras de vedação de janelas e portas de veículos, palhetas de para-brisas e frisos.

SBCs – Copolímero em Bloco de Estireno

A borracha SBCs apresenta dois tipos de estrutura molecular: macia e rígida de poliestireno. Reunindo propriedades da processabilidade do plástico e da borracha, é muito utilizada em asfalto, pavimentação, adesivos, na melhora da resistência ao impacto e flexibilidade.

NBR – Borracha Nitrílica

A NBR é utilizada em componentes da indústria automobilística e na fabricação de peças, pois é muito resistente às variações do petróleo e petroquímica.

Diante disso, pode ter contato com óleos e solventes, como retentores, mangueiras, anéis de vedação, juntas, tanques e vasos industriais.

TPE – Borracha Termoplástica

A borracha termoplástica, como as SBCs, também apresenta características do plástico que pode ser processado por extrusão ou injeção. Sendo materiais agradáveis ao toque, flexíveis, com grande resistência e elásticos.

Portanto, por ser um material bem agradável, é utilizado em manoplas de motocicletas e bicicletas, escovas de dentes, embalagens, cabos de pentes, entre outros.

Borrachas Especiais

As borrachas especiais são desenvolvidas para uma aplicação específica, tendo maior capacidade a resistir em condições de extrema temperatura, por exemplo, isolamentos, materiais médico-cirúrgicos, entre outros.

Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, existem diversos tipos de borrachas para cada produto em vários segmentos. A Rubberline tem como objetivo atender as necessidades das empresas do segmento de borracha, ajudando-as por meio da realização de treinamentos, palestras, cursos e suporte técnico durante todo o processo produtivo.

Deseja saber mais informações sobre o meio da borracha e como vai ajudar no seu negócio? Então entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te atender!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *